8.18.2017

Resenha "O Escravo de Capela" - Marcos DeBrito | Faro Editorial

Oi gente, tudo bem?
Eu sou a Carol Pedrozo e vou falar pra vocês sobre o macabro livro "Escravo de Capela", do Marcos DeBrito.




SINOPSE: Durante a cruel época escravocrata do Brasil Colônia, histórias aterrorizantes baseadas em crenças africanas e portuguesas deram origem a algumas das lendas mais populares do nosso folclore. Com o passar dos séculos, o horror de mitos assustadores foi sendo substituído por  versões mais brandas. Em "O Escravo de Capela", uma de nossas fábulas foi recriada desde a origem. Partindo de registros históricos para reconstruir sua mitologia de forma adulta, o autor criou uma narrativa tenebrosa de vingança com elementos reais e perversos. Uma obra para reencontrar o medo perdido da lenda original e ver ressurgir um mito nacional de forma mais assustadora, em uma trama mórbida repleta de surpresas e reviravoltas. 




Como vocês podem ver pela sinopse, o autor deu um tom mais macabro e tenso a uma fábula que víamos como infantil. Além da parte da vingança em si, que é muito bem retratada, inclusive, Marcos cria momentos tensos e dolorosos para retratar como era a vida dos escravos no Brasil Colônia. Torturas, horas de trabalho e pouca comida faziam parte da vida dos escravos em Capela.

Narrado em terceira pessoa e mostrando várias faces da trama, o escravo de Capela possui 288 páginas de muita tensão, além de muito sangue, luta por liberdade e uma pequena parcela de romance e esperança. Mas, acredite, se você é uma pessoa que não gosta de momentos românticos demais num livro de terror, é provável que você não ache eles desnecessários pois não atrapalham o desenrolar da história, na verdade até ajudam.

É incrível ver até onde a mente humana pode chegar por uma vingança, o que nós podemos fazer quando temos um objetivo e traçamos o caminho que temos que percorrer, esperando pacientemente pelo momento certo. Ainda há bondade no mundo? Sim! Mas, acredite, também ha muita maldade e ela é muito bem representada nesse livro!

O livro aborda sobre escravidão, cultura africana, amor, tortura e luta com uma escrita maravilhosa, narrativa envolvente, um desfecho de tirar o folego e uma edição maravilhosa - com o corte vermelho, ilustração macabra, gramatura e diagramação perfeitas - acho difícil não se envolver com as histórias dos personagens. 

A nota dele, no Skoob, é 4.7

Beijos S2

2 comentários:

  1. Parece ser incrível esse livro, amo quando puxam o folclore para um tom mais de terror/horror e se tocar em questões sociais então já me deixa doido pra ler haha. E esse corte vermelho S2

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse blog, adoro suas resenhas. Fiquei com vontade de comprar o livro depois do que você comentou, gostou de, de vez em quando, ler livros assim, com um tom macabro como você disse.
    Parabéns pela resenha, muito bem feita, um abração, Dieison, do RS.

    ResponderExcluir